1ª FECON Tijucas: mais de 3 milhões de reais em vendas durante o final de semana

03/07/2017

Entre os dias 30 de junho e dois de julho, o Centro de Eventos Monsenhor Augusto Zucco recebeu a 1ª FECON Tijucas, Feira da Construção Civil organizada pelo Núcleo das Construtoras e Imobiliárias (NCI) e promovida pela ACIT/CDL. Entre imobiliárias, construtoras e empresas do setor, o evento reuniu 30 expositores, promoveu 19 palestras e contou com visitantes de todo o Vale do Rio Tijucas. De acordo com levantamento inicial feito pela organização, as vendas realizadas durante o final de semana passam de R$ 3 milhões.

A feira foi aberta ao público na sexta (30), às 14h em um bate papo sobre usucapião extrajudicial com a advogada do núcleo Munick H. Wollinger de Melo e seguiu com palestras até às 18h, quando foi realizado o cerimonial de abertura. Entre as autoridades presentes, estavam o coordenador do NCI Pedro Sadi Pierezan, os presidentes da ACIT Tijucas, Rogério de Souza, e da CDL, Luciano Spengler, e o prefeito municipal, Eloi Mariano Rocha. Em sua fala, o presidente da Acit elogiou o Núcleo pela organização do evento em tão pouco tempo de história. “Vocês compreenderam bem o objetivo das nossas entidades e do próprio núcleo, valorizando o associativismo e incentivando as ações coletivas. Estão todos de parabéns”, disse.

O presidente da CDL, Luciano Spengler também parabenizou o núcleo pela realização do evento. “Que esta feira sirva de exemplo para os outros diversos setores de nossa cidade e faça com que muitos outros segmentos sejam influenciados por este modelo positivo de união dos empresários, troca de experiências e fortalecimento das categorias”, afirmou.

Informação e debates atuais

A programação contou com 19 palestras que abordaram desde temas específicos ligados à construção civil, como direito imobiliário e patologia em pinturas, até assuntos de interesse geral, como a crise econômica. Leonardo Alonso Rodrigues, economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) apresentou, na sexta-feira, dados sobre a economia estadual e mostrou-se otimista. Além de prever um crescimento positivo dos índices, também deu dicas de como o empresariado pode crescer no cenário atual. Para ele, a aposta em parcerias público-privadas é uma forma de contornar a crise.

No sábado, o Deputado Rogério Mendonça (Peninha), um dos palestrantes convidados, prestou contas de suas ações no congresso, já que Tijucas é um de seus maiores colégios eleitorais. O Deputado também visitou todos os estandes e conversou com os empresários. No domingo, o público recebeu um treinamento de noções básicas de finanças pessoais e pode degustar a cerveja fabricada pela cervejaria artesanal tijuquense Sunset Brew.

A feira contou ainda com o apoio do SESI e SENAI, os quais ofereceram palestras e demonstrações relacionadas à indústria e também com o SESC, que prestou serviços de saúde aos visitantes e realizou atividades recreativas com as crianças. Já a gastronomia ficou sob responsabilidade do Lar de Idosos Santa Maria da Paz e toda a renda arrecadada foi destinada à instituição.

Resultados

Um levantamento inicial feito pela organização indica que as vendas concretizadas durante a 1ª FECON Tijucas somam cerca de R$ 3.095.000,00, enquanto os negócios encaminhados podem resultar em mais de R$ 4.187.000,00. O coordenador do NCI, Pedro Pierezan, mostrou-se satisfeito com a primeira edição da feira e espera que os participantes continuem se beneficiando do trabalho realizado. ˜Eu espero que esse evento não seja apenas uma soma de resultados dos dias que aconteceram, mas uma sucessão de negócios que virão nos próximos dias”, afirma. O encerramento aconteceu no domingo, com o sorteio de dez prêmios entre as pessoas que visitaram o pavilhão Monsenhor Augusto Zucco nos três dias de evento.

Para além das vendas

A 1ª FECON Tijucas trouxe também oportunidades de amadurecimento para o Núcleo de Construtoras e Imobiliárias. No domingo, o presidente da Associação Catarinense de Construtores e Afins (ACCA), Gilbert Rodrigues, visitou a feira e convidou Pedro Sadi Pierezan, coordenador do NCI, para integrar a ACCA como representante dos empresários do ramo em Tijucas. No mesmo dia, José Altair Weber, presidente da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) expôs os benefícios do associativismo em reunião com os nucleares.

O NCI

O Núcleo das Construtoras e Imobiliárias da ACIT/CDL de Tijucas nasceu há seis meses e conta com 13 integrantes. O objetivo do grupo é, através da troca de experiências, encontrar soluções para problemas em comum e fortalecer o setor.

Confira mais fotos em nosso álbum.

(Texto e fotos: Iggy Marketing e Inovação | Colaboração: Karina Peixoto Silva)