Câmara técnica de Desenvolvimento Social apresenta projetos ao DEL

12/04/2017

Integrantes do Del (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) da ACIT/CDL promoveram nesta terça-feira (11) mais uma reunião do conselho. Na oportunidade, a câmara técnica de Desenvolvimento Social apresentou dois projetos aos conselheiros, sendo um voltado para a profissionalização e ingresso no mercado de trabalho por parte de adolescentes jovens em situação de vulnerabilidade e outro dedicado a erradicar os ambulantes e pedintes que têm tomado conta das ruas de Tijucas.

De acordo com a câmara técnica, o primeiro projeto tem como foco o aprimoramento do programa Jovem Aprendiz, oferecido pelo governo federal e que se destina à capacitação de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Segundo a secretária de Ação Social de Tijucas, Rosely Steil, que integra o Del, hoje mais de 200 crianças do município estão cadastradas no programa, porém, não há vagas nas empresas para oferecer o primeiro emprego a estes jovens.

“Nosso objetivo enquanto Del é sensibilizar estas empresas sobre a importância de abrir oportunidades de trabalho a estes jovens e com isso, evitar que os mesmos se envolvam com drogas ou entrem no mundo do crime. Precisamos investir na nossa juventude e dar oportunidades de crescimento a ela”, diz a secretária.
Da mesma forma a câmara técnica apresentou um projeto que pretende conscientizar a comunidade a não dar esmolas aos pedintes. Segundo levantamento da equipe técnica do Del de Tijucas, em mais de 95% dos casos, o que é arrecadado pelos pedintes nos semáforos acaba sendo trocado por drogas, alimentando assim, o tráfico de entorpecentes na cidade.

“Precisamos fazer com que as pessoas entendam que dando esmola não estão ajudando os pedintes, mas sim, alimentando o tráfico de drogas e reforçando a teoria destas pessoas de que é fácil e vantajoso viver em Tijucas informalmente”, diz um dos conselheiros.

O presidente da Acit e vice-presidente do Del em Tijucas, Rogério de Souza elogiou os projetos. “Estamos vendo surgir um novo momento do Del com a apresentação dos projetos pelas câmaras técnicas. As pessoas estão se engajando no programa e aos poucos o projeto começa a se tornar cada vez mais efetivo e capaz de se transformar em ações concretas. Isso é muito bom para Tijucas”, diz.

Na ocasião o grupo também aprovou o regimento interno do conselho. A próxima reunião ficou agendada para dia 25 de abril.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Del Tijucas)