Comitiva de Tijucas participa do Fórum do DEL 2019

04/09/2019

Tijucas está representada no V Fórum Anual do DEL, realizado em Florianópolis. A Presidente da ACIT, Luciene Jacomossi, o Diretor-Secretário e o Diretor Financeiro da entidade, Dr. Rogério de Souza e José Carlos de Souza, respectivamente, além da Executiva da associação, Patrícia Ramos, participam durante esta semana do evento que tem por objetivo discutir o desenvolvimento dos municípios e dividir as experiências realizadas no âmbito do programa nas cidades.

Representando o governador do estado, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Amandio João da Silva Junior, fez a abertura do evento na noite de ontem (terça-feira), com a apresentação “SC: um estado inovador”. Ressaltando o perfil inovador catarinense, o secretário apresentou as boas práticas que vêm sendo incorporadas na gestão da pasta, como a agência de atração de investimentos que tem o objetivo de acelerar o incremento de novos negócios no estado. “Estamos vivendo uma transformação mercadológica impressionante e por isso precisamos investir na inovação, pois estamos nos tornando um centro de referência e o governo está investindo nisso”, afirmou.

Segundo o Secretário, a grande transformação da economia de Santa Catarina se deve à inovação, colocando o estado no mapa do setor. “Queremos entregar uma gestão pública eficiente,  moderna e que, acima de tudo, gere oportunidades. Isso só será possível com um programa de desenvolvimento e é aí que entra o DEL como um facilitador para que isso aconteça nos municípios”, comentou.

No evento também foram homenageados os parceiros da Rede Colaborativa do DEL, uma plataforma de diálogo com vistas ao fortalecimento do ambiente empresarial, por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos voltados às empresas catarinenses, que tem papel fundamental no desenvolvimento do Programa. Os representantes do BFZ, Senac Rio Grande do Norte, Federasul, Badesc, Polícia Militar de Santa Catarina, Sebrae-SC e Governo do Estado receberam a homenagem.

A Rede estruturada une instituições de fomento, pesquisa e desenvolvimento, centros de ciência e tecnologia da inovação, instituições de registro e de representação para promover ações interligadas na busca pela dinamização das soluções e serviços de desenvolvimento e melhoria do ambiente empresarial.

O Fórum DEL
Prefeitos, empresários e lideranças estarão reunidos até amanhã (quinta-feira) no V Fórum Anual do DEL para discutir o desenvolvimento dos municípios.

Os participantes foram recepcionados no evento pelo diretor do programa na FACISC que ressaltou as origens alemãs do DEL e também pelo Presidente da Federação, Jonny Zulauf, que enalteceu o papel do associativismo e do voluntariado para o sucesso do Programa nos municípios.

Promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, o evento prevê ainda painéis que abordarão os “Rios como potenciais turísticos e urbanísticos”, alimentos e madeira; “Saneamento básico e sustentabilidade”, cases de sucesso catarinenses, do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte.

O Programa DEL
A metodologia implantada pela FACISC e as associações empresariais das cidades onde existe o Programa já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo, dois no Rio Grande do Norte e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidas no evento.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo.

A FACISC adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

Confira AQUI fotos do evento.

Via Assessoria de Imprensa da FACISC.