Conselho do DEL se reúne para compartilhar experiências conhecidas na Missão Alemanha

03/09/2018

O Conselho do DEL Tijucas se reuniu na tarde da última sexta-feira (31) para compartilhar as experiências vivenciadas na Missão Alemanha. O vice-presidente do DEL e Presidente da ACIT, Rogério de Souza, foi o responsável por apresentar as atividades realizadas pela comitiva, que resultam em inspirações para as ações do DEL Tijucas. O Prefeito e Presidente do Conselho do DEL, Eloi Mariano Rocha, foi quem abriu a reunião.

O vice-presidente do DEL, Rogério de Souza, e a Conselheira Luciene Jacomossi de Souza, viajaram ao país europeu no final do último mês de junho, em missão do DEL. O intuito da missão, que é anual, é conhecer as experiências do DEL na Alemanha, de onde o projeto é originário. A equipe de Tijucas viajou junto com representantes de Florianópolis, Schroeder e Campos Novos.

A cidade de Essen, no Centro-oeste da Alemanha, foi o destino da missão. Lá, a comitiva pôde conhecer iniciativas como o Consenso de Essen, entidade responsável pela recuperação econômica da cidade no pós-guerra; a Oficina de Artes e Ofício de Essen, em que se formam “mestres” em diversas profissões; a Agência Nacional do Trabalho, responsável por intermediar a relação entre pessoas que buscam emprego e as empresas; o Banco Municipal de Essen; o poder público municipal e as ações de parceria público-privada.

Chamaram muito a atenção da comitiva tijuquense a exploração que a cidade faz de espaços abandonados, como a mina desativada de carvão Zollverein, que foi transformada em espaço de convivência e cultura; as ações de sustentabilidade, representadas pela destinação extremamente correta do lixo e pela importância dada às energias renováveis, que já correspondem a uma boa parte da matriz energética local e que deve crescer ainda mais.

De acordo com o Presidente da ACIT, Rogério de Souza, o fortalecimento da utilização de energias limpas é uma das ações que o DEL pretende incentivar em Tijucas.

Câmara Técnica de Ação Social apresenta projeto

Durante a reunião a Câmara Técnica de Ação Social apresentou projeto para atenção com as pessoas em situação de rua. O Projeto foi apresentado pela membro da Câmara Técnica, Maria Alcirene Batistoti Dellagnelo. A proposta é criar o Conselho Antidrogas de Tijucas, fomentar a criação de políticas públicas municipais específicas para moradores de rua, capacitar agentes para abordarem pessoas em situação de rua e um espaço para acolhimento deste público. O projeto foi aceito pelo conselho e, a partir disso, começam as discussões para implementar cada parte dele.

Texto e fotos: Thiago Furtado.