CT do Agronegócio do Del planeja ações para fomentar a atividade no município

08/05/2019

Na manhã desta terça-feira (07), os membros da Câmara Técnica do Agronegócio do Del Tijucas reuniram-se na Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas. O encontro serve para dar sequência ao planejamento de ações que visam fomentar a atividade agrícola em Tijucas.

A reunião foi pautada, sobretudo, pela apresentação de um diagnóstico em que são elencadas as potencialidades e as deficiências do setor no município. O relatório foi elaborado pelo Engenheiro Agrônomo do escritório da Epagri de Tijucas, Renato Guardini.

Entre as culturas que se destacam em Tijucas, Renato lista a fumicultura, o cultivo de grãos, como o arroz, a olericultura, com potencial de expansão do cultivo de milho e feijão, e a fruticultura, em que se destacam a plantação de banana, citros, maracujá e goiaba. Outra atividade que tem crescido na região é a criação de gado de corte, atividade que passou a integrar as prioridades da atuação da Epagri nos últimos anos.

O diagnóstico serve para projetar ações que beneficiem os produtores rurais, contribuam para a manutenção dos jovens nas atividades agropecuárias e fortaleçam este importante setor econômico do município. Para isso, há a necessidade de promover uma maior integração entre os produtores da cidade, incentivar a formação de grupos que projetem sua atuação e criem alternativas para capacitação dos agricultores, fazendo com que a atividade seja aprimorada.

A próxima ação da CT do Agronegócio segue esta premissa. Estão agendadas para o próximo dia 24 de maio (sexta-feira), uma série de visitas a produtores rurais do município que têm um histórico de boas práticas. A intenção é promover uma aproximação com estes agricultores e conhecer experiências bem-sucedidas a fim de que elas sirvam de exemplos a serem disseminados aos demais produtores da região.

Além disso, a Câmara Técnica vai passar a intensificar o contato com os agricultores para levantar as suas principais carências e necessidades, com o objetivo de planejar ações contínuas e efetivas na resolução destas demandas.


Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).
 

Endereço

Rua Minervino Miguel Ferreira, 354
Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640
48 3263 7400
48 99932-4012
acitijucas@acitijucas.com.br


Atendimento

Segunda à Sexta:
08:00 às 12:00h
13:30 às 17:30h

Receba nossas novidade por e-mail




ACIT/CDL no Facebook

(c) 2019 - ACIT CDL Tijucas
Todos os direitos Reservados
Mapa do site