Empresários de Tijucas são orientados a destinar recursos para o Fundo da Infância

23/11/2017

Dezenas de empresários participaram nesta quarta-feira (22) de uma reunião na ACIT/CDL para receber informações sobre o FIA (Fundo para Infância e Adolescência). O encontro foi promovido pela Câmara Técnica de Desenvolvimento Social do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) que acontece em Tijucas graças à parceria entre ACIT e Prefeitura de Tijucas.

A reunião foi aberta pelo presidente da Acit, Rogério de Souza e em seguida, o prefeito Eloi Mariano Rocha, que é também, presidente do Del, deu as boas vindas aos presentes. Logo depois, Rosely Stei, da Secretaria de Ação Social de Tijucas, fez uma apresentação dos projetos mantidos no município com recursos do FIA e falou sobre a importância da participação de empresas e pessoas físicas na doação de recursos através do imposto de renda.

Em seguida, o palestrante convidado para o evento, Elton José Thomas, falou aos presentes sobre a experiência da Prefeitura de Itá, onde ele trabalha como contador. Em sua apresentação ele detalhou as formas possíveis de captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência e também para o Fundo do Idoso. Na ocasião os empresários tiraram dúvidas e ficaram surpresos com as possibilidades de colaborar com projetos do município apenas revertendo recursos que são normalmente destinados à esfera federal.

“Destinando a restituição do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência ou para o Fundo do Idoso, o empresário colabora com projetos sociais da cidade sem mexer no seu caixa. E mais, faz com que estes recursos fiquem na cidade”, diz o contador.

Ao final da palestra, o prefeito de Tijucas e o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), João Sérgio Vasco Neto, fizeram a entrega dos títulos e selos de Empresa Amiga da Criança aos empresários do Grupo Portobello, Supermercados Koch, Da Magrinha e Supermercados Compre Fácil. Estas foram as empresas que colaboraram com o Fia de Tijucas através de abatimento do imposto de renda.

Além das empresas, 23 pessoas receberam o título Benemérito Amigo da Criança por fazerem doações como pessoas físicas para o Fundo.

Ao final do encontro, o prefeito e também presidente do Del, Eloi Mariano Rocha, agradeceu a presença de todos, em especial, do palestrante que veio de Itá especialmente para repassar sua experiência aos tijuquenses. “Foi um encontro muito produtivo, em que aprendemos muito e agora fica o nosso pedido aos empresários para que canalizem estes recursos para Tijucas. Nossa intenção é ampliar os programas que são oferecidos e dar mais transparência aos recursos recebidos e investidos”, finalizou o prefeito.

PROGRAMAS DO FIA

Os programas mantidos pelo Fia em Tijucas se apresentaram aos convidados antes da reunião, em frente à sede da ACIT/CDL. Estavam presentes, a Banda Marcial Professor João Marcolino dos Santos, o projeto de arte marcial Hapkido para Todos e o projeto Violão e Violino em parceria com o Instituto Mathilde Bayer. Todos são mantidos com recursos do FIA e já ajudaram a recuperar dezenas de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva