Presidente da ACIT participa de missão da Facisc na Alemanha

26/06/2018

Uma comitiva organizada pela Facisc participa esta semana, na Alemanha, do Seminário técnico sobre desenvolvimento econômico em regiões urbanas na região de Essen. Liderado pelo presidente da Facisc, Jonny Zulauf, o grupo formado por empresários, presidentes de ACIs e prefeitos viajou na última sexta-feira (22/6) para a região de Essen, na Alemanha onde estão conhecendo o modelo do consenso de Essen. De Tijucas, estão participando o presidente da ACIT, Rogério de Souza e a diretora da entidade, Luciene Jacomossi.

Entre as experiências, os catarinenses visitarão a secretaria de trabalho de Essen, para conhecer o consenso de Essen e políticas de geração de emprego e cooperação, além da Agência de Desenvolvimento de Essen, para conhecer políticas e projetos de atração de investimentos. Também devem conhecer a Câmara de Comércio e da Indústria de Essen (responsável pela América Latina); o Centro de Feiras, o Banco Municipal e a Incubadora Tripple Z que foi criada no âmbito do programa para o desenvolvimento local.

A agência de desenvolvimento de Essen tem o papel de atrair investimentos e planejar o futuro da cidade. É uma parceria público privada que atua na gestão dos terrenos para o investimento em Essen. O foco principal está em viabilizar os campos de competência da cidade, que são na área de energia, saúde, design, construção, tecnologia da informação e feiras e eventos.

Denominadas Missões Empresariais do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), as viagens são promovidas pela Facisc e têm se desdobrado em diversas ações e na vinda de empresários alemães em alguns municípios catarinenses com interesse em importantes investimentos.

Al Invest

A ação conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A missão atende a atividade de desenvolvimento sustentável.

"Estamos felizes pela oportunidade de conhecer de perto este modelo que inspira as atividades do Del, programa que mantemos em Tijucas e que tem ajudado muito no desenvolvimento de nossa cidade. Esperamos levar ainda mais conhecimento e novas ideias para nosso grupo", disse o presidente da associação de Tijucas.

Texto: Facisc e Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação