Secretários municipais participam de reunião para realinhar atuação do Del Tijucas

12/04/2019

Na manhã desta quinta-feira (11), membros do Conselho do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del Tijucas) reuniram-se com o Prefeito Eloi Mariano Rocha – que é Presidente do conselho – e com secretários municipais para fazer um realinhamento das ações do programa no município. A reunião aconteceu na Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas.

O Diretor Secretário da ACIT, Dr. Rogério de Souza, abriu a reunião destacando a função social da ACIT/CDL Tijucas, o que a coloca como parte ativa no processo de construção do Del, tendo em vista os impactos positivos que as ações do programa podem trazer à cidade.

O conselheiro do Del e Diretor de Desenvolvimento Econômico da ACIT, Helio Cesar Gama do Nascimento, foi o responsável por fazer a explanação sobre o projeto. O objetivo do encontro era reforçar os conceitos do Del e a importância da participação efetiva de representantes de cada pasta da prefeitura nas diversas câmaras técnicas que se debruçam sobre problemas identificados no município. “A síntese do Del é formar uma parceria público-privada e buscar soluções para os problemas da cidade. O Poder Público tem uma excelente ferramenta nas mãos”, comentou Helio.

“Temos interesse em seguir adiante com o programa. O serviço voluntário das pessoas que fazem parte dele é muito importante e o trabalho conjunto com nossos secretários tende a trazer excelentes resultados para Tijucas”, afirmou o Prefeito Eloi Mariano Rocha, também Presidente do conselho do Del Tijucas.

Diante do que foi debatido, ficaram acordadas algumas ações. O primeiro passo é reavaliar o levantamento dos problemas a serem debatidos pelas câmaras técnicas, feito há pouco mais de dois anos, quando o programa foi instituído na cidade. A partir disso, estes desafios serão classificados de acordo com a urgência para sua resolução e, então, distribuídos entre as câmaras para serem discutidos coletivamente.

As câmaras técnicas
São grupos de trabalho divididos por área de atuação, compostas por representantes da sociedade civil, técnicos da área e empresários, todos voluntários, além de representantes do poder público. Atualmente o Del Tijucas conta com as seguintes câmaras técnicas: do Agronegócio, de Educação Empreendedora, de Segurança, de Desenvolvimento Econômico, de Desenvolvimento Urbano, dos Serviços Públicos, de Inovação Tecnológica e de Desenvolvimento Social.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Comunicação ACIT/CDL Tijucas).