Seminário de Líderes reúne empresariado para troca de experiências e muito aprendizado

26/08/2019

Aconteceu no último final de semana o 12º Seminário de Líderes, promovido pelo 24º Distrito da FCDL-SC, no Monthez Hotel e Eventos, em Brusque. Neste ano, o tema central do encontro foi “No topo do varejo”. O evento reuniu diretores, associados e parceiros das CDLs Canelinha, Brusque, Guabiruba, Nova Trento, São João Batista, Gaspar e Tijucas, que puderam assistir a excelentes palestras e participar de momentos de integração e entretenimento.

A 12ª edição do Seminário é uma das atividades realizadas em comemoração aos 50 anos da CDL Brusque, comemorados no último mês de junho. Na ocasião, o Diretor Distrital do 24º Distrito da Federação das CDLs de Santa Catarina e Diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Onildo Dalbosco Junior, entregou uma placa em homenagem ao aniversário ao Presidente brusquense, Fabricio Zen. O Presidente salientou a importância de todas as outras CDLs do Distrito na história da entidade e agradeceu à equipe pela organização do Seminário.

Representando o Presidente da FCDL-SC, o Vice-Presidente de Coordenação Distrital da Federação das CDLs de Santa Catarina, Olair Klemtz, destacou a importância da capacitação dos lojistas participantes. “Hoje as vendas precisam ir além, proporcionando uma experiência ao cliente. O Seminário de Líderes, ao longo dos anos, encontrou uma maneira leve de passar essas informações, com ótimos palestrantes, promovendo capacitação e descontração”, afirmou.

De acordo com a Presidente da CDL Tijucas, Marlise de Pinho Pacheco, o Seminário é um momento importante para o Distrito. “O esforço de todas as CDLs é que torna um evento como esse possível. A programação desse ano foi fantástica e todo o conhecimento que adquirimos sempre contribui para melhorar os serviços que prestamos”, garante. Também participaram do evento a Presidente da ACIT, Luciene Jacomossi de Souza, do Diretor Secretário da ACIT, Rogério de Souza, e do Diretor Financeiro da ACIT, José Carlos de Souza.

Programação
A primeira palestra da tarde foi ministrada pelo Professor Emmanoel Lourenço, com o tema “Liderança eficaz: maximizando resultados”. Repleta de dinâmicas e participação da plateia, a palestra foi muito bem avaliada. Emmanoel trabalhou temas como mudança de comportamento e perfis de liderança, ressaltando a importância de que o líder desenvolva um bom relacionamento com sua equipe e tenha a sensibilidade para perceber as particularidades de cada colaborador a fim de potencializar seu desempenho. Isso é possível, segundo o professor, quando o líder conhece a si mesmo, importa-se com as pessoas com quem trabalha e sabe delegar bem as tarefas.

Na sequência, foi a vez do empresário Daniel Correia Luz apresentar seu Case “Superação, Inovação e Ousadia”. Daniel é proprietário das empresas Tendência & Design e Italínea Porto Belo e sócio-proprietário da Container/FitLand, além de Vice-presidente da ACIT e Vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), entidade que também representa no Pacto pela Inovação de Santa Catarina. É ainda conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC) e do Conselho Estadual de Combate à Pirataria do Estado (CECOP).

Daniel falou sobre os vários desafios que enfrentou ao longo de toda sua trajetória no empreendedorismo, que remonta à infância, quando ajudava a mãe a vender roupas e vendia picolés, passando por tentativas que não deram bons frutos no início de sua carreira profissional. A superação, nesse caso, tem papel fundamental e a persistência, aliada ao aprendizado possibilitado pela sua entrada no ramo associativista. Atualmente o empresário orgulha-se de ter alcançado o sucesso nos segmentos em que suas empresas atuam.

Integração
A noite de sábado e a manhã de domingo foram reservadas para momentos de diversão, com o propósito de promover a integração, aproximando diretores, associados e parceiros das CDLs participantes. No sábado, música ao vivo, e, no domingo, jogos de integração e um almoço.

Onildo Dalbosco Junior aponta a união e o trabalho conjunto das CDLs, fundamentais no associativismo, como pilares para a consolidação do Seminário de Líderes como evento importante do 24º Distrito da FCDL. “Temos nos destacado no âmbito da FCDL e mesmo da CNDL por essas características, fazendo um trabalho diferenciado, com reuniões mensais para tratar de assuntos comuns. O Seminário de Líderes é fruto dessa união, que proporciona aos participantes momentos diferentes das suas rotinas, com muito aprendizado e novos conhecimentos”, comenta.

Neste ano o evento foi realizado pelas CDLs integrantes do 24º Distrito, com apoio da FCDL, Sebrae e Senac.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).